31 Maio 2019

Visto Férias Trabalho França - O Que É E Como Aplicar

Como Viver Na França Por Até 1 Ano Pagando Apenas O Valor Das Passagens Aéreas

Olá! Meu nome é Mylena Ziemann, tenho 25 anos e fui a primeira pessoa a tirar o visto Férias - Trabalho para a França pelo Consulado de São Paulo.

O que é esse programa? É um novo acordo entre o governo francês e brasileiro, que iniciou em março de 2018, com a intenção de proporcionar uma troca cultural e que possibilita uma experiência de trabalho e viagem internacional para jovens de 18 a 30 anos durante o período de um ano, sem possibilidade de renovação.

Você não precisa ter uma proposta de emprego na França para pedir esse visto. O visto é gratuito e bem menos burocrático do que qualquer outro visto para a França - ou pro resto do mundo.


Você precisa reunir toda a lista de documentos solicitados (atenção porque essa relação de documentos varia conforme consulado ou embaixada que você precisa aplicar) e agendar sua entrevista no Consulado/Embaixada da França responsável pelo estado brasileiro onde você mora.


Para os estados do sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná -, mais o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, é o
Consulado Geral da França em São Paulo.


Para o estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Espírito Santo, é o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Já para os outros estados não citados aqui, é na Embaixada da França em Brasília. O Consulado Geral da França em Recife não está recebendo aplicações para esse visto.

No dia da sua entrevista no Consulado/Embaixada é necessário levar todos os documentos originais e uma cópia em A4 de cada um. O visto deve ser pedido com no máximo 2 meses de antecedência da intenção de viagem - se você quiser viajar em março, deve pedir no máximo em janeiro -, e a resposta sai em até 15 dias úteis.



undefined


Quer saber mais sobre esse assunto? Receba por email uma aula gratuita onde eu explico tudo o que você precisa para viver essa experiência incrível morando na França!  


No dia agendado da entrevista, você precisa estar com todos os documentos em mãos, rigorosamente dentro das normas. Não existe um padrão de perguntas e é bem menos séria que uma entrevista de visto de turista para os Estados Unidos, por exemplo. Vai ser mais uma conversa amigável do que uma entrevista.

E sobre a idade, o limite para pedir o visto é na véspera do seu aniversário de 31 anos.

O conhecimento da língua francesa é recomendado, não obrigatório, e não é exigido nenhum tipo de prova de proficiência.


Na França, você poderá trabalhar com o que quiser, inclusive na sua área de atuação/formação. Alguns trabalhos na área de hotelaria/restaurantes/cafés são mais comuns pela facilidade e rotatividade, mas nada impede você ter uma experiência internacional na sua área.

O salário mínimo na França é de mais ou menos 1500EUR, sendo o mínimo que você irá receber em qualquer trabalho. O custo de vida varia das cidades menores - entre 500 a 700 EUR - até as maiores, como Paris, onde o custo de vida aumenta pra 800 a 1000EUR.

Além disso, a facilidade de viajar lowcost por entre a Europa e até Ásia ou África é um fator muito favorável para a retirada desse visto.





Mylena Ziemann